O governo da Prefeitura Municipal de Santo André tem tratado a cultura andreense com descaso e desrespeitando a forte tradição cultural de nossa cidade. Apesar de existirem servidoras e servidores públicos que trabalham e dedicam sua vida para a promoção e valorização da cultura em Santo André, a postura por parte do prefeito não é a mesma.
O orçamento da cultura em Santo André tem sofrido um processo de queda do valor real em seu investimento. Basta vermos a situação em que as Escolas Livres de nossa cidade se encontram, com pouquíssima verba e desvalorizadas pelo Paço Municipal, de modo com que as pessoas que trabalham nas Escolas Livres muitas vezes precisam se virar com o que dá para desempenhar seus trabalhos e garantir o funcionamentos dessas escolas.
Embora o governo tente maquiar a situação da cultura em Santo André por meio de obras, existe uma verdadeira ameaça contra a Concha Acústica, histórico equipamento cultural localizado na Praça do Carmo, no centro da cidade. Fechada a quase dois anos, a Concha Acústica foi alvo de uma obra mal executada pela Prefeitura (configurando desperdício de recursos públicos), impossibilitando a abertura do equipamento, e agora pretendem aterrar a Concha Acústica.
Para piorar a situação, todo este processo está sendo conduzido sem qualquer diálogo com os movimentos culturais e com a sociedade civil. Não é de surpreender, uma vez que a falta de diálogo e a falta de transparência são marcas do atual governo andreense. É um desrespeito com uma comunidade que tem um histórico tão grande em Santo André como é o caso da cultura.
O PSOL Santo André se soma aos movimentos culturais e artistas de nossa cidade em defesa da Concha Acústica e em defesa da valorização da cultura andreense!
8º Congresso do PSOL Santo André
Santo André, 23 de setembro de 2023