A Câmara Municipal de Santo André é composta, atualmente, por 21 vereadores. Desses, 19 são alinhados com a política do governo Paulo Serra, e apenas dois — o vereador Ricardo Alvarez, do PSOL, e Wagner Lima, do PT — são da oposição. Com essa hegemonia numérica, o prefeito Paulo Serra consegue aprovar quaisquer projetos que encaminha ao Poder Legislativo, independente do impacto negativo que possam causar na população andreense.
Desta forma, um dos meios encontrados pela oposição para fiscalizar o governo é fazer uso de Requerimentos de Informação, documentos que obrigatoriamente precisam ser respondidos pelo Poder Executivo.
Tradicionalmente, o mandato do Vereador do PSOL, Ricardo Alvarez, apresenta Requerimentos que revelam informações que o atual prefeito tem preferido manter distantes da população. Ou seja, são informações relevantes para a ação de fiscalização de um vereador de oposição.
Como forma de tentar impedir este trabalho, a bancada governista tem rejeitado sistematicamente todos os Requerimentos apresentados por ele. Isto é: a partir de sua maioria, o governo procura não se explicar perante a população, buscando calar a voz do vereador do PSOL, exatamente por nossa Bancada fazer o maior combate às políticas públicas nocivas de Paulo Serra.
É por isso que o 8º Congresso Municipal do PSOL de Santo André manifesta seu apoio e sua solidariedade ao vereador Ricardo Alvarez, pela certeza de que sua luta representa os ideais do nosso partido, bem como é fundamental para garantir uma cidade mais justa e digna para a população andreense.
8º Congresso do PSOL Santo André
Santo André, 23 de setembro de 2023