Confira a Resolução de Eleições Municipais 2024 aprovada pelo 8º Congresso do PSOL de Santo André
As eleições municipais de 2024 serão de extrema importância para definir o futuro de Santo André. Encerrando o ciclo de 8 anos de uma gestão municipal que governou para as elites da cidade, deixando de lado problemas estruturais de Santo André e ignorando as reais necessidades do povo, a população andreense volta às urnas em 2024 para eleger um novo Legislativo e um novo governo frente a Prefeitura Municipal.
Sabemos que, em todo o Brasil, o principal objetivo do PSOL nas eleições municipais de 2024 é derrotar a extrema-direita bolsonarista, de modo a impedir seu fortalecimento e sua reestruturação a partir do pleito do ano que vem. Em alguns locais, como é o caso na cidade de São Paulo, as eleições municipais podem assumir um caráter de 3° turno das eleições de 2022, em que a unidade da esquerda e do campo progressista será fundamental para assegurar a derrota da extrema-direita.
O nosso partido passa por um processo de amadurecimento político, em que as eleições de 2024 serão um teste importante para o PSOL se afirmar como partido vocacionado para a disputa de poder, superando a fase de partido parlamentar que nos caracteriza atualmente. Deste modo, a tática eleitoral a ser adotada terá um papel central no futuro político do PSOL, especialmente aqui em nossa cidade.
Em Santo André, o PSOL tem como missão expandir sua representação na Câmara Municipal, elegendo uma bancada de vereadoras e vereadores marcada pela diversidade e pela combatividade parlamentar. Em 2020, conseguimos um resultado histórico para o partido ao conquistar nosso primeiro mandato na Câmara de Santo André. Em 2024, considerando o grande crescimento político e eleitoral do PSOL nos últimos anos na cidade e no país, temos condições reais de eleger uma bancada forte e expressiva do PSOL Santo André na Câmara Municipal.
Para tanto, será necessário formar uma grande chapa com candidaturas negras, indígenas, feministas, LGBT+, conectadas com movimentos sociais e populares, com lideranças comunitárias e ativistas das mais diversas áreas de Santo André. Ou seja, precisamos formar uma chapa com candidaturas que vocalizem as mais diversas bandeiras e lutas sociais de nossa cidade.
No que diz respeito à disputa pela Prefeitura Municipal, o PSOL tem apostado no diálogo com a REDE Sustentabilidade, partido parceiro de Federação, e com demais partidos de esquerda e do campo progressista para construir caminhos em comum em Santo André. Além de ter a tarefa de apresentar um projeto alternativo para Santo André – um projeto socialista, democrático e popular – o PSOL tem um peso significativo na viabilização da unidade e impedir que a direita e a extrema-direita saíam como vencedoras do pleito.
As eleições de 2022 foram uma prova de que é possível construir uma unidade política sem abrirmos mão da nossa identidade e do nosso projeto político. Diante disso, a unidade da esquerda e do campo progressista se mostra necessária para a constituição de um projeto popular que tenha condições de disputar o futuro de nossa cidade. É preciso considerar, no entanto, que o PSOL foi o partido de esquerda que mais cresceu em Santo André e que mais acumulou força política no último período, de modo com que seja legítimo que o PSOL esteja presente na composição da chapa majoritária, seja ocupando a cabeça de chapa ou a vice.
Portanto, o PSOL em Santo André deve apostar na construção de uma unidade política da esquerda e do campo progressista, de modo a viabilizar uma alternativa democrática e popular para a nossa cidade. A iniciativa do Movimento Santo André Popular é uma importante ação neste sentido, que além de fortalecer a oposição ao atual governo de Paulo Serra, estreitou os laços entre as Federações PSOL/REDE e Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV), possibilitando a realização de diálogos e caminhos em comum para a esquerda andreense.
Deste modo, o PSOL continuará apostando na construção de uma unidade política da esquerda e do campo progressista em Santo André. É urgente a viabilização de um projeto popular para a nossa cidade, construindo um programa que responda às reais necessidades do povo e que represente uma alternativa concreta para a população andreense. Somado a isso, o PSOL deve apresentar uma grande e forte chapa para a disputa da Câmara Municipal, de modo a formar uma bancada do povo no legislativo andreense.
A nossa Santo André pode mais, e o PSOL seguirá na luta para a eleição de um governo popular, democrático e conectado com as lutas sociais e demandas do povo andreense!
Santo André, 23 de setembro de 2023